Você sofre com manchas na pele?
Por mais que algumas pessoas sejam mais propensas a desenvolver doenças de pele do que outras, ninguém está livre de pequenas manchas e sinais que aparecem em nosso corpo.
E quando elas surgem, bate a dúvida: o que é? Qual a causa? Como posso tratar?
Para entender melhor sobre o assunto, veja algumas informações importantes que reunimos para você sobre os tipos de manchas na pele e como funcionam os tratamentos.
Bora lá!
Como surge uma mancha e quais as causas mais comuns?
A grande maioria das manchas que aparecem em nossa pele está relacionado com inflamações, como acontece com espinhas, machucados e queimaduras.
Além disso, procedimentos estéticos e/ou até mesmo o uso de algum medicamento, produto, cosmético pode favorecer o aparecimento de manchas.
Assim como disfunções hormonais, gravidez e fatores genéticos.
Dentre os inúmeros motivos, no entanto, o principal é a exposição solar excessiva e desprotegida.
Especialmente em pessoas de pele negra, que possui melanina mais ativada, é fácil surgir manchas.
E como o processo acontece? Quando você machuca sua pele e ocorre um processo inflamatório, alguns fatores estimulam o melanócito (célula responsável pela produção de melanina) na região, resultando em uma mancha indesejada.
Quais tipos de manchas na pele existem?

São muitas as classificações de manchas na pele, cada qual com suas características, origem e tratamento. Algumas mais comuns são:
- Melanoses (manchas senis): escuras e arredondadas que surgem devido a exposição prolongada ao sol. Quanto mais manchas desse tipo uma pessoa possui, maior é o seu nível de exposição solar ao longo da vida.
- Efélides (sardas): sardas são manchas na pele que aparecem durante a infância e/ou adolescência, sobretudo em pele clara. Elas se tornam mais perceptíveis à medida que a pessoa se expõe ao sol.
- Melasmas: muito comum em mulheres durante uso de pílula anticoncepcional e gestação, também pode aparecer se houver excesso na exposição solar.
- Mancha pós-acne: lesão cutânea, como espinha ou cravo, removida de forma errada pode causar um processo inflamatório que posteriormente se torna uma mancha.
- Baby hair: saiba como adotar o estilo no seu visual
- Queda de cabelo masculina: alguns hábitos para evitá-la
- Nail art: o que é essa trend, truques e inspirações
- Cabelo bicolor: a tendência para cabelo que está em alta
- Manchas na pele: quais são os tipos e como tratar
- Reduzir cravos e espinhas: 4 dicas para colocar em prática
- Cortes de cabelo feminino em alta para você fazer
- 7 itens essenciais para ter na penteadeira
Quais os tratamentos mais indicados?

Primeiro é necessário lembrar que manchas na pele, em grande parte dos casos, pode ser evitada com alguns cuidados que falaremos abaixo.
No entanto, se mesmo com toda a preocupação, pode ser que as manchas ocorram – e não é preciso se desesperar!
O mais indicado em casos de tratamento de manchas é procurar um dermatologista, uma vez que diferentes tipos de manchas na pele e regiões exigem cuidados distintos.
Em geral, cosméticos clareadores à base de ácido e procedimentos como laser, microagulhamento e peeling também podem ser recomendados. Em casos mais graves, medicações orais de uso prolongado podem complementar o tratamento.
Dê um zum no produtinho ideal
Como evitar manchas na pele?
Já sabemos que as manchas podem ser evitadas, certo? Mas como?
Para começar, ao realizar um procedimento estético, como laser e peeling químico, fique atento às recomendações pré e pós tratamento indicadas pelo profissional.
Evite também ferir ou machucar sua pele para que não resulte em manchas – espremer espinhas em casa jamais.
Em quadros de acne severos não defina um tratamento por conta própria, faça consultas regulares com um dermatologista de sua confiança para controlar o problema.
Com esses pequenos cuidados, você pode evitar muitas manchas e manter sua cútis sempre bela e saudável.
Se você possui manchas e está em processo de tratamento, compartilhe conosco suas experiências e dicas que podem ajudar outras pessoas.
Não se esqueça que nenhuma informação neste post substitui uma consulta com um profissional. Em casos de manchas procure um dermatologista 🙂
Sem comentários