Se você ainda não assistiu, com certeza já ouviu alguém falando sobre a nova série da Netflix, O Gambito da Rainha.
Presente entre o top 10 do serviço de streaming durante longas semanas, a produção estreou em outubro. E, de acordo com a plataforma, foi a minissérie mais assistida até hoje.
Mas, além do roteiro e personagens super envolventes, o figurino de O Gambito da Rainha é outro item para se admirar – e é claro que não iríamos deixar de fora do nosso blog!
Então, que tal uma partida rápida dentro do visual da série? Vamos lá!
Série O Gambito da Rainha: jogo de xadrez, empoderamento e looks incríveis
A trama queridinha da Netflix se passa na década de 50/60 e conta a história de Beth Harmon, interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy.
Na produção, Beth é uma jovem órfã que acaba se tornando uma enxadrista que consegue se destacar mesmo em um tempo em que o jogo de tabuleiro era completamente dominado por homens.
E além da estética e um figurino bem pensado para a época em que se passa a trama, são os temas que a produção aborda que a tornaram um sucesso.
Durante os sete episódios que compõem a primeira temporada de O Gambito da Rainha, vemos assuntos como abandono, machismo e consumo de drogas serem abordados de forma madura e precisa.
E para expressar toda a profundidade da série e a complexidade da protagonista, a figurinista Gabriele Binder apostou em um visual marcante e cheio de personalidade.
E é sobre isso que vamos falar hoje. Borá descobrir alguns insights sobre a moda que a série trouxe para nós?!
Nossas produções acompanham nossa evolução
Uma coisa que não dá para ignorar ao assistir a série O Gambito da Rainha é a evolução nos looks usados por Beth.
Desde as roupas mais básicas e padronizadas que usava na infância até chegar aos looks sofisticados durante a fase adulta, a trama mostra como a fase da nossa vida influencia em nosso visual.
Durante os episódios, vemos o estilo da protagonista se transformar à medida que ela cresce tanto como pessoa quanto como jogadora de xadrez.
- O Gambito da Rainha: insights sobre moda com o figurino da série
- Série Emily em Paris: tendências usadas por Emily Cooper para copiar
- Black Friday 2020: confira os melhores produtos para comprar
- Carreira internacional de Anitta: a ascensão da estrela nacional
- Black is King e a importância da representatividade
- 4 peças da série Coisa mais Linda que você precisa ter
- Looks da série Sangue e Água para você copiar
- Série Eu Nunca: 4 peças do figurino para investir
Visual não mede competência, mas influencia a percepção

De uma menina franzina vivendo em roupas simples dentro de um orfanato, assistimos Beth se transformar em uma mulher cheia de estilo, personalidade e, de certa forma, até sensual – principalmente por viver em meio a um ambiente majoritariamente masculino.
Ainda nova, quando não tinha muito o que oferecer, a protagonista já mostrava o seu talento no jogo de tabuleiro e ganha o reconhecimento merecido por seu desempenho.
Mas quando começa a frequentar campeonatos, apresentando-se em locais cada vez mais exclusivos e requisitados, o visual de Beth expressa a mulher que a protagonista se tornou.
Deixando o seu visual ainda mais poderoso, expressando a confiança e amadurecimento da personagem.
**
Por se passar em uma época mais antiga, o visual da série pode ser considerado hoje o que conhecemos como vintage.
E, acredite, pode ser uma chuva de inspiração para quem curte peças em estilo retrô.
A produção impecável de O Gambito da Rainha e sua mensagem incrível deixou uma lição importante para a equipe Raczum: a moda deve ser vista como é, uma linda forma de expressão.
Então, se você curtiu a nossa análise e ficou com vontade de conferir a série, já prepara aquela pipoca e corre para o sofá.
O Gambito da Rainha é aquele tipo de produção que merece uma maratona <3
Aproveite e veja também nossas indicações de séries sobre moda para assistir e se inspirar ainda mais.
Até a próxima!
Sem comentários